Artigos e Mídia

Call Macro & Mercados - 01 de setembro de 2021

01/09/2021 - JF Trust

MERCADOS: A despeito de novo resultado fraco da atividade na China e no Japão, resultado do emprego privado (ADP) “bem abaixo” do esperado e o misto de alta da atividade do ISM dos EUA tendem a sustentar o mercado acionário internacional na semana com recuo dos yields das treasuries. Payroll parece não vir tão elevado , reforçando as apostas na curva de que o Fed ainda possa adiar o tapering.

EXTERIOR: Esperamos devolução do dólar ante o conjunto de outras seis moedas fortes. Hoje, Hoje, a criação de empregos privados (ADP) nos EUA atingiu 374 mil empregos, significativamente inferior à expectativa dos 600 mil postos, o que tende a reforçar a linha dovish do Federal reserve de Powell. Deve-se ressaltar que a queda expressiva da confiança do consumidor da Universidade de Michigan e do Conference Board que também realimentam as expectativas de adiamento do tapering, sobretudo se o payroll for fraco na sexta.

ATIVIDADE: Hoje, o Produto Interno Bruto dessazonalizado do segundo trimestre registrou queda de -0,1% ante o I trimestre deste ano. Revisamos um pouco na margem, um PIB de 2021 de 5,08% para 4,93% com impacto neutro nos mercados nessa quarta. DÓLAR: Estimamos continuidade da queda do dólar, ainda inferior ao suporte rompido de R$ 5,22/US$, amparado pelo discurso ortodoxo do Presidente do Bacen, a expectativa de Selic maior e com o fluxo cambial.

JUROS: Avaliamos um viés de alta consistente dos juros futuros do DI com orçamento desfigurado que terá que ser ajustado No Congresso (inclusive a solução dos precatórios) , inflação mais alta 2021 pelos preços administrados e sem garantia da receita no Auxílio-Brasil. A inflação do IPC-S desacelera para 0,71% em agosto, mas voltará a acelerar para faixa superior à 0,8% em setembro. Nossa previsão do IPCA aumentou para 8,62% em 2021 e elevamos a probabilidade do IPCA de 2022 atingir a faixa de 5%.

Reestimamos nossa previsão do IPCA de 8,27% para 8,62%, após definição do reajuste da bandeira vermelha nível 2, mas sobretudo com as reestimativas da transmissão sobre a inflação de serviços. Elevamos a probabilidade de um IPCA superior à 9% em 2021, mas não seria o cenário preponderante. IPCA de setembro próximo de 1% a.m também deve inserir outra “surpresa inflacionária” no modelo do Bacen.

O orçamento fiscal foi entregue, mas está desfigurado em nossa avaliação, ou seja, a despesa de precatórios ainda deve ser ajustada no Congresso para a solução do teto (pela inflação passada). Mantemos a avaliação que esse risco fiscal será eliminado, mas a aprovação da “receita” da reforma Tributária para financiar o Auxílio-Brasil ainda é uma incógnita.

Clique aqui e baixe a edição completa de Call Macro&Mercados - 1 de setembro 2021





Como Investir
CVM
Banco Central do Brasil
Anbima
JF Trust - Gestão de Recursos
Av. Ataulfo de Paiva, 517, sl. 303
Leblon, CEP: 22440-032 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: +55 (21) 3507-0604 | 3576-1348