Artigos e Mídia

Call Macro&Mercados - 3 de Setembro de 2021

03/09/2021 - JF Trust

MERCADOS: Esperamos um viés de queda do dólar nessa sexta e aumento da probabilidade de um discurso moderado do federal reserve em setembro e potencial adiamento da redução da compra de títulos (tapering), o que tende a sustentar os níveis ainda elevados do mercado acionário em NY nos próximos dias.

EXTERIOR: O payroll registrou criação de apenas 235 mil empregos em agosto, ante expectativa de 720 à 750 mil, ratificando a desaceleração ante 1 milhão de postos de julho. A taxa de desemprego recuou de novo, de 5,4% para 5,2%, sem surpresas, mas o Fed já tinha sinalizado que ainda havia espaço disponível de recuperação do emprego antes de atingir “as máximas antes da pandemia”.

DÓLAR: Esperamos um viés de redução do dólar no exterior após o payroll fraco nos EUA, o que deve corroborar para a continuidade da revalorização do real, inferior à R$ 5,18/US$ nessa sexta. Há prêmios em função da crise institucional, mas

JUROS: Estimamos, na ausência de dados de inflação e fiscal, queda dos juros futuros médios e longo do DI também na esteira do contágio do payroll sobre os yields das treasuries. A probabilidade seria bem elevada de aceleração da Selic em mais de 1 p.p. no Copom de setembro. As garantias de financiamento do Bolsa Família ainda tem que ser fechadas no Congresso e a receita com a reforma ficou aquém do esperado. Mantemos a avaliação que Selic atingirá taxa mínima de 8,5% ao final do ciclo de alta, mas seria relevante elevar para uma faixa de 9-9,5% para evitar o risco da inflação próxima de 5% em 2022. Mantemos estimativa do IPCA de 8,62% em 2021 e 4,43% para 2022.

No fundo, a aprovação do projeto tributário na Câmara retira receita fiscal em relação ao esperado pelo governo, como esses dois exemplos: a taxação dos dividendos reduziu de 20% para 15% e ainda foram excluídas as empresas apuradas pelo conceito Simples e lucro presumido. Não há garantia do financiamento do Auxílio-Brasil e ainda resta fechar a solução do teto das despesa dos precatórios no Congresso.

Pelo lado da inflação, do PIB e da crise política, não há fundamento que sustente um otimismo no mercado de renda variável e queda dos juros futuros no curtíssimo prazo. Os ruídos para a aprovação do projeto do IR no Senado aumentaram nos últimos dias. Há cautela também com os posicionamentos das manifestações programadas para o feriado de 07 de setembro.

Faça o download do artigo completo





Como Investir
CVM
Banco Central do Brasil
Anbima
JF Trust - Gestão de Recursos
Av. Ataulfo de Paiva, 517, sl. 303
Leblon, CEP: 22440-032 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: +55 (21) 3507-0604 | 3576-1348