Artigos e Mídia

Carta Mensal JF TRUST - Janeiro de 2021

09/02/2021

O Fundo Equador teve uma rentabilidade de +0,11% em janeiro, ante uma queda de -3,32% do Ibovespa e de variação de +0,15% do CDI. Desde dezembro de 2019, o Fundo acumula alta de 8,46% ante + 3,05% do CDI e queda de -1,21% do Ibovespa. Avaliamos que a curva futura de juros do depósito interfinanceiro (DI) de curto prazo estaria um pouco elevada para as posições da Selic para o final deste ano e que a desaceleração da atividade econômica do Brasil neste primeiro trimestre deverá ser mais intensa que as previsões do mercado. Para fevereiro, as nossas operações estão ajustadas para um resultado favorável do governo nas eleições no Congresso e de aprovação de projetos orçamentários e fiscais nesse primeiro trimestre que não comprometam o teto dos gastos.

No exterior, foco com o aumento das expectativas de inflação de médio e longo prazo nos EUA e dos yields das treasuries. Teremos um ano de ajustes da política econômica brasileira, com reversão dos estímulos monetários, com a elevação gradual da taxa básica de juros, de forma a assegurar a convergência da inflação à trajetória de metas do IPCA no biênio 2021-2022. Do lado fiscal, após uma expansão significativa dos gastos e do déficit público em 2020 que atenuaram os impactos da pandemia sobre o mercado de trabalho e a renda, a expectativa é de redução do déficit, devendo garantir algum programa de transferência e/ou de auxílio emergencial, mas em patamares mais reduzidos. Para o crescimento real da economia brasileira, estimamos em nossa última rodada do modelo da JF Trust, uma taxa de 2,7% para o PIB de 2021, portanto, inferior à mediana de 3,5% da pesquisa do mercado.

O viés é positivo com o avanço da vacinação, mas os indicadores antecedentes da atividade industrial e de serviços corroboram uma contração do PIB dessazonalizado no primeiro trimestre deste ano em relação ao quarto de 2020, refletindo uma acomodação do setor industrial e a recuperação ainda moderada do setor de serviços. Para o segundo semestre, as taxas anualizadas do PIB trimestral retornariam para os níveis na vizinhança de 3% a.a. Avaliamos que a vitória dos dois candidatos apoiados pelo governo para as Presidências da Câmara dos Deputados e do Senado eliminam o risco político da tentativa de abertura do processo de impeachment do Presidente, que provocaria deterioração dos mercados domésticos. Na nova configuração de forças políticas no Congresso, aumentam as chances da tramitação das Reformas Administrativa e Tributária, mas ressaltamos que o governo deverá conciliar as pressões políticas de gastos com o cumprimento da regra fiscal do teto dos gastos públicos em 2021.

Leia na íntegra.





Como Investir
CVM
Banco Central do Brasil
Anbima
JF Trust - Gestão de Recursos
Av. Ataulfo de Paiva, 517, sl. 303
Leblon, CEP: 22440-032 - Rio de Janeiro - RJ
Tel/Fax: +55 (21) 3507-0604 | 3576-1348