Artigos e Mídia

Carta Mensal JF TRUST – Setembro de 2022

05/10/2022

Mercado espera desaceleração da inflação dos EUA, mas aperto do Balanço do Fed e Inflexão da Atividade acentuarão volatilidade

O resultado da eleição presidencial no Brasil do primeiro turno apontou uma diferença apertada entre as duas candidaturas que lideravam as pesquisas eleitorais. Há dúvidas sobre a gestão da política fiscal decorrente de algumas sinalizações de quarentena fiscal, expansão de incentivos e reversão da regra do teto dos gastos por exemplo, mas, a percepção é que a linha central da política econômica não será de rupturas, o que deve acirrar a disputa de apoio dos eleitores considerados de centro para o pleito do segundo turno.

Esse movimento eleitoral, em princípio, beneficiaria a recuperação do Ibovespa e uma atenuação do dólar ante o real em outubro, mas por outro lado, sinais de ruídos políticos potenciais entre Congresso e STF que não podem ser descartados por completo após o desfecho eleitoral, calibrando rigidez ao mercado cambial.

Avaliamos que a dinâmica dos preços dos ativos domésticos em outubro será dada de forma preponderante pelo cenário internacional, com o impacto dos resultados da inflação e do mercado de trabalho dos Estados Unidos sobre a curva de futura de juros e das principais moedas, com dólar, libra e euro.

Não esperamos novidades no front fiscal no Brasil nos próximos trinta dias, mas sinalizações de membros da equipe econômica com postura reformista beneficiariam uma posição vendedora de juros médios e longos. O Banco Central brasileiro mostra-se prudente em ressaltar cautela para reduzir a taxa básica (Selic) de juros até o final de 2023. Entretanto, mantemos o nosso cenário referencial de risco de correção adicional para baixo das bolsas internacionais com a perspectiva da recessão no continente europeu e de desaceleração da atividade nos Estados Unidos.

A economia norte-americana pode estar próxima do ponto de inflexão, ou seja, para uma rota de desaceleração mais consistente no quarto trimestre, sentindo o impacto de uma inflação elevada sobre o consumo, com queda do emprego. De fato, o número de abertura de vagas nos EUA recuou significativamente, em mais de 1 milhão de postos, de 11,170 milhões em julho para 10,053 milhões em agosto. O impacto imediato para o mercado acionário é de “alívio” nas apostas da alta dos juros no final do ciclo, para baixo, mas em algum momento, a desaceleração da atividade nos EUA será negativa para a Bolsa e com a taxa de juros ainda subindo.

Clique aqui para fazer download da carta completa.





Como Investir
CVM
Banco Central do Brasil
Anbima
JF Trust - Gestão de Recursos
Av. Ataulfo de Paiva, 517, sl. 303
Leblon, CEP: 22440-032 - Rio de Janeiro - RJ
Tel: +55 (21) 3507-0604 | 3576-1348